top of page

Quem somos

Nossa história

Logo CUIDI

A CUIDI nasceu dentro dos laboratórios da Universidade de São Paulo (USP) em 2024, fruto da visão dos Professores Titulares Reinaldo e Oscar, que, junto a seus alunos de mestrado e doutorado, deram continuidade a uma trajetória de pesquisa científica em sistemas de dados, inteligência artificial e transformação digital.

 

Essa jornada acadêmica encontrou impulso decisivo no investimento-anjo da Solcorp – Soluções em Gestão de Saúde, representada por seu sócio Abrão Latif, que acreditou no potencial de transformar ciência em inovação aplicada à saúde. Assim, em 21 de maio de 2024 foi oficialmente fundada a CUIDI LTDA, com o propósito de integrar tecnologia, ciência e prática clínica para gerar impacto positivo na vida de pacientes, profissionais e gestores de saúde.

​​

A iniciativa foi inspirada pela experiência do D-Lab/USP, que ao longo dos anos desenvolveu plataformas de data spaces aplicados à manufatura, sustentabilidade e monitoramento ambiental, como o projeto Digital Amazon. Também contribuem para esse legado pesquisas pioneiras em sistemas baseados em conhecimento, planejamento automático e inteligência artificial simbólica. Com essa base científica sólida, a CUIDI surgiu como resposta à necessidade urgente de interoperabilidade, governança de dados e inovação em saúde digital.

Hoje, a CUIDI articula uma rede nacional e internacional de colaboração, reunindo grupos de excelência como o D-Lab/USP, o INTEC/HU-USP, a UNESP-Botucatu e a University of Alabama (EUA), fortalecendo sua missão de transformar a gestão da saúde por meio de soluções integradas, seguras e inteligentes.
 

Assim, surge a CUIDI como uma plataforma inovadora para suporte à decisão clínica e orquestração de dados de saúde. Ele integra e sintetiza informações de diversas fontes por meio de um espaço de dados federado personalizável, inspirado na arquitetura da International Data Spaces Association (IDSA). O sistema inclui um orquestrador inteligente desenvolvido com Inteligência Artificial Simbólica e ontologias para garantir a interoperabilidade semântica e a conformidade com a LGPD. O CUIDI aborda as principais lacunas na fragmentação e redundância de dados em sistemas de saúde públicos e privados. Esses desafios, intensificados durante a pandemia de COVID-19, destacaram a necessidade urgente de sistemas de dados ágeis, integrados e seguros para dar suporte aos fluxos de trabalho clínicos e à gestão hospitalar.

Nossa equipe comprometida

A CUIDI possui uma estrutura organizacional composta por uma equipe “flat”, evitando estruturas tayloristas hierarquizadas, inadequadas para uma startup, especialmente em fase de implantação. Entretanto existem especializações, compostas em áreas, eventualmente compartilhando alguns membros. 

​

  • Área técnica (TechCuidi): composta dos designers e pesquisadores que geraram a solução (Prof. José Reinaldo Silva, coordenador do D-Lab, Elinilson Vital, doutorando em “cloud solutions”e arquiteturas federadas, Yaney Correa, doutorando em soluções de design contínuo (todos contribuem para o data space systems), integrados com pesquisador da área médica (Prof. Oscar Fugita, coordenador do INTEC do Hospital Universitário da USP, com pós-doutorado na Johns Hopkins); 

  • Área de integração: sistema integrador de dados com o sistema de monitoramento e gestão (CUIDI-Manager), composto pelos professores José Reinaldo Silva, Oscar Fugita e pelo Latif Abrão, empresário do setor de saúde e sócio da empresa; 

  • Área de comunicação e marketing (Cuidi-Add), composto por Elinilson Vital, Yaney Correa.

reinado.png
Dr. José Reinando Silva - reinaldo@usp.br

Bacharel em Fisica pela Universidade Federal da Bahia (1980), mestre em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), Mestrado Profissional em Interdisciplinary Computer Science, Mills College, USA, doutorado em Engenharia de Computação pela Universidade de São Paulo (1992).

 

Pós doutorado em Ciência da Computação e em Engenharia e Design de Sistemas, respectivamente pelo Computer Science Department e pelo Systems Design Engineering Department da University of Waterloo, Canadá. Atualmente é professor associado III na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, lotado no Depto. de Engenharia Mecatrônica.

 

Os interesses de pesquisa são em Engineering Design: modelagem e análise de requisitos, métodos formais para verificação, knowledge Engineering; redes de Petri; Sistemas inteligentes: planejamento e escalonamento automáticos; Service Science: service design, ciclo de vida de serviços, transformação digital e modelagem estratégica na evolução para a Industria 4.0 com orientação a serviço. As aplicações de interesse são em automação da manufatura, sistemas de dados e de serviços.

Oscar.jpg
Dr. Oscar Eduardo Fugita - oscareh@hu.usp.br

É Professor Livre Docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1992), Residência Médica em Cirurgia Geral (1994) e em Urologia (1997) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Doutorado em Urologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2001).

 

Foi Fellow em Endourologia e Vídeolaparoscopia, pela Endourological Society (EUS), na Johns Hopkins University - Brady Urological Institutes (2000-2001). É o Diretor do Programa de Fellowship em Endourologia e Vídeolaparoscopia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (UNESP), serviço que montou, e único credenciado pela Endourological Society no Brasil, desde 2004. Foi Professor Colaborador da Disciplina de Urologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) de 2015 a 2021.

 

É Assistente da Urologia da Divisão de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP). Suas principais áreas de atuação são: laparoscopia, cirurgia vídeo-laparoscópica, litíase urinária, cirurgias minimamente invasivas, oncologia urológica e Inovação em Saúde.Tem MBA em Serviços de Saúde pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e MBA de Gestão em Negócios pela USP ESALQ.Foi Vice-Diretor Médico do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo de 2018 a 2020. Ocupou o cargo de Coordenador Adjunto da Unidade de Emergência Referenciada do Hospital Universitário da USP de 2014 a 2020. Ocupou o cargo de Vice-Coordenador do Núcleo Interno de Regulação (NIR) de Leitos do Hospital Universitário da USP de 2018 a 2020.

 

Desde 2020, ocupa o cargo de Diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia do Hospital Universitário (USP) - INTEC, sendo seu atual Presidente. É membro da Câmara Técnica de Urologia do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) desde 2003.Organizou o livro: "Diretrizes de Laparoscopia Urológica", selecionado pela Editora UNESP para representá-la no 64 Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, na Categoria Ciências.

foto-perfil-2.JPG
MSc. Elinilson Vital - vital@usp.br

Possui formação multidisciplinar com ênfase em integração entre Engenharia, Computação e Matemática Aplicada. Bacharel em Matemática Aplicada com habilitação em Controle Mecânico e Automação pela Universidade de São Paulo (2018) e Bacharel em Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Sistemas de Software (2025). Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP, onde desenvolveu pesquisa em Manufatura em Nuvem no contexto da Indústria 4.0. Atualmente é doutorando em Engenharia Mecatrônica, com foco na transformação digital da Indústria 3.0 para a Indústria 4.0, utilizando metodologias orientadas a objetivos (GORE), redes de Petri e engenharia baseada em conhecimento.

​

Tem experiência em modelagem matemática, automação de processos produtivos, sistemas distribuídos em nuvem, engenharia de requisitos, formalização de sistemas complexos e aprendizado de máquina. Atua em projetos que integram computação aplicada, ciência de serviços e engenharia de sistemas inteligentes.

 

No contexto técnico, desenvolve soluções com foco em sistemas embarcados (incluindo programação de microcontroladores), arquiteturas distribuídas baseadas em MQTT, BLE e Kafka, além de integrar pipelines de inteligência artificial em dispositivos edge como o Raspberry Pi. Trabalha também com automação de testes, planejamento automatizado e avaliação de desempenho de algoritmos em ambientes experimentais controlados.

yaney.jpg
MSc. Yaney Gomes Correa - ygc8104@usp.br

Graduado em Controle Automático pela Universidade de Oriente, em Cuba, trabalhou em sistemas automatizados associados ao fornecimento de energia e petróleo neste país. Obteve mestrado no D-Lab com ênfase em Projeto de Automação de Serviços aplicado à Saúde, propondo serviços de assistência em automação predial e residencial. Doutorando no D-Lab, trabalhando com Requisitos Baseados em Modelos e Planejamento Hierárquico de IA.

Av. Prof. Lineu Prestes, 2242 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-000, CIETEC SL 246

Telefone: 011-3091 5779

©  2025 por CUIDI LTDA

Uma empresa DNA USP
bottom of page